11.01.2021

Três formas de diminuir o preço do seguro auto

Seguro de automóvel é um gasto necessário, mas que pode doer no bolso. O valor da apólice é resultado de uma análise de risco, que examina o perfil do motorista e a rotina do carro. Para calcular a probabilidade de o veículo sofrer um sinistro e o seguro ser acionado, é considerado o modelo do carro, os lugares por onde circula, se é estacionado na rua ou em garagem, a idade dos condutores, entre outros fatores.

Existem, porém, medidas simples que podem aliviar essa conta. Uma das principais formas de economizar na hora de renovar o seguro de carro é por meio da classe de bônus. Entenda:

O que é classe de bônus?
Classe de bônus é um desconto progressivo concedido na renovação da apólice do seguro auto. Ela é oferecida como um benefício aos motoristas que, após um ano de contrato, não acionaram nenhuma das coberturas básicas e/ou de danos a terceiros.

Esse desconto é cumulativo. A cada ano de vigência, o segurado recebe 1 ponto, até que chegue ao máximo de 10 pontos. Quanto mais tempo sem sinistros, maior a redução no valor da apólice.

Vale destacar que as classes de bônus são vinculadas apenas ao segurado, assim, elas são mantidas mesmo se você trocar de carro ou mudar de seguradora. Mas para poder utilizá-las, a renovação do seguro deve ser feita entre 30 dias antes do fim do contrato ou 30 dias depois do seu vencimento.

Outras formas de diminuir o valor da apólice
• Reduza os riscos
Como explicamos no início, o preço do seguro está diretamente relacionado com o seu perfil e hábitos. Carros que dormem na rua, por exemplo, estão mais expostos ao risco de roubo e furto do que aqueles que, durante a madrugada, são guardados na garagem.

A inexperiência no trânsito também é levada em conta. Não dividir o veículo com um motorista que tenha menos de 25 anos é outra maneira de diminuir o valor da apólice, pois, entende-se que há maior propensão a acidentes.

Mas nunca minta para ter um seguro mais barato. Se o carro sofrer um sinistro numa situação que não condiz com o perfil declarado, você pode ter problemas para receber a indenização da seguradora.

• Escolha a cobertura ideal
A abrangência da cobertura também influencia bastante no preço final do seguro. Por isso, avalie junto com o corretor os itens que são realmente necessários. Além de cobertura contra colisão, roubo, furto e incêndio, as seguradoras oferecem uma série de assistências e facilidades, como serviço de guincho, carro reserva e até conserto de eletrodomésticos.

Faça uma análise racional para entender como suas escolhas afetam o valor do seguro. A ideia é escolher uma cobertura sob medida para o seu bolso, mas que não te deixe desamparado em um momento de apuros. Estamos aqui para isso!